"Tenho desejado ardentemente comer convosco esta pascoa, antes de sofrer. Pois vos digo: nao tornarei a come-la, ate que se cumpra o Reino de Deus." Tomou em seguida o pao e depois de ter dado graças, partiu-lho e deu-lho dizendo: " Isto e o meu Corpo, que e dado por vos; fazei isto em memoria de mim. Do mesmo modo tomou tambem o calice, depois de cear, dizendo:" Este calice e a Nova aliança em meu Sangue, que e derramado por vos... (Lc 22,15.19-20).
sábado, 24 de dezembro de 2011
Eucaristia: Presença Humilde.
Jesus esta escondido no Santíssimo Sacramento, não só a razão, mas também aos sentidos. Só a fé nos coloca em contato com Ele, cuja presença nos sinais e permanente.
Na carta de Paulo aos Filipenses, lemos:" Jesus Cristo, estando em forma de Deus, não usou de seu direito de ser tratado como Deus. Mas aniquilou-se tomando forma de escravo.
Tornando-se semelhante aos homens e reconhecido em seu aspecto como homem, abaixou-se, tornando-se obediente ate morte, a morte sobre a cruz" (Fl 2,6-8).
Paulo fala de esvaziamento-aniquilamento ( kenosis) de Jesus, no momento de sua encarnação e de sua morte na cruz. A palavra kenosis significa esvaziamento. Jesus, sendo o Verbo Eterno (Jo 1,1), esvazia-se de sua gloria e de seu esplendor, tornando-se homem. Aceitou-se fazer-se homem, assumiu a condição humana. No entanto, não deixou de ser Deus, mas fez-se servidor dos homens para salvar os homens.
Esse mesmo esvaziamento de Jesus se prolonga na Eucaristia. Ele se fez pão para ser alimento e estar no meio de nos, como outrora estava com os discípulos de Emaús (Lc 24,13-33).
O aniquilamento eucarístico e, em primeiro lugar, a obscuridade. A hóstia consagrada, que não tem nada de brilhante, encobre a gloria de Jesus Ressuscitado, que resplandece no céu a direita do Pai
Alem disso, vemos nesse divino alimento a ausência de forma, que apaga a beleza arrebatadora do Seu rosto e da Sua santa humanidade. A Eucaristia apresenta o aspecto exterior de um pedaço de pão, alimento comum, que não atrai a nossa vista e, por ser tao usual, não desperta tanta atenção. Jesus, na Santa Eucaristia, esta profundamente oculto e invisível. As sagradas especies nem mesmo apresentam um sinal que permita distinguir a hóstia consagrada daquela que não e. Esse aniquilamento eucarístico de Jesus e um mistério de amor impenetravel, que espera de nos adoração e a contemplaçao silenciosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário