"Tenho desejado ardentemente comer convosco esta pascoa, antes de sofrer. Pois vos digo: nao tornarei a come-la, ate que se cumpra o Reino de Deus." Tomou em seguida o pao e depois de ter dado graças, partiu-lho e deu-lho dizendo: " Isto e o meu Corpo, que e dado por vos; fazei isto em memoria de mim. Do mesmo modo tomou tambem o calice, depois de cear, dizendo:" Este calice e a Nova aliança em meu Sangue, que e derramado por vos... (Lc 22,15.19-20).
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Eucaristia, fonte de toda vocaçao
A Eucaristia e o mistério de Cristo vivo e operante na historia. Da Eucaristia Jesus continua a chamar ao seu seguimento e a oferecer a cada homem e mulher a " plenitude do tempo".
A plenitude do tempo se identifica com o mistério da Encarnação do Verbo... e com o mistério da Redenção do mundo : No Filho consubstancial ao Pai, e feito homem no seio da Virgem, tem inicio e se cumpre o "tempo" esperado, tempo de graça e de misericordia, tempo de salvação e de reconciliação.
Cristo revela o desígnio de Deus a respeito de toda criação e, de modo especial, a respeito do homem. Ele "revela plenamente o homem ao homem e lhe da a conhecer a sua altíssima vocação" ( Gaudiun et Spes, 22), escondida no coração Eterno. O mistério do Verbo encarnado sera plenamente revelado somente quando todo homem e toda mulher forem realizados nele, filhos no Filho, membros do seu corpo Mistico que e a Igreja.
" Quando estava a mesa junto com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e o serviu a eles. Então os olhos deles se abriram e o reconheceram. Mas ele desapareceu. Diziam então um para o outro :Não nos abrasava o coração quando ele falava pelo caminho e nos explicava as escrituras?" ( Lc 24,30-32 ).
A Eucaristia constitui o momento culminante no qual Jesus, no seu Corpo doado e no seu Sangue derramado pela nossa salvação, desvela o mistério da sua identidade e indica o sentido da vocação de toda pessoa de Fé. De fato, todo significado da vida humana reside naquele Corpo e naquele Sangue, porque deles nos vieram a vida e salvação. De qualquer modo, deve identificar-se com eles a existência mesma da pessoa, que se realiza na medida em que, por sua vez, sabe fazer-se dom para os outros.
Na Eucaristia, tudo isso e misteriosamente significado no sinal do pão e do vinho, memorial da Pascoa do Senhor ; O fiel que se nutre daquele Corpo entregue e daquele Sangue derramado recebe força de transformar-se também em dom. Como diz S. Agostinho : " Sede aquilo que recebeis e recebei aquilo que sois" ( Discurso 271 1 : Nella Petencoste).
No encontro com a Eucaristia, alguns descobrem que são chamados a se tornarem ministros do Altar, outros a contemplar a beleza e a profundidade desse mistério, outros a transbordar esse impeto de amor sobre os pobres e os fracos, e outros ainda, a captar, na realidade e nos gestos da vida de cada dia,o seu poder transformante. Na Eucaristia, todo fiel encontra não apenas a chave interpretativa da própria existência, mas a coragem de de realiza-la a ponto de - na diversidade dos carismas e das vocações - construir o único Corpo de Cristo na historia.
Na narrativa dos discípulos de Emaús ( Lc 24,13-35 ), São Lucas faz entrever o que acontece na vida daquele que vive da Eucaristia. Quando, "ao partir o pão" por parte do "forasteiro" os olhos dos discípulos se abrem, eles reconhecem que o coração ardia-lhes no peito enquanto o escutavam explicar as escrituras.
Naquele coração que arde podemos ver e a descoberta de toda vocação, que não e comoção passageira, mas percepção sempre mais certa e forte de que a Eucaristia e a Pascoa do Filho serão cada vez mais a Eucaristia e a Pascoa dos discípulos.
O Senhor Jesus fincou a sua tenda no meio de nos, e dessa morada eucarística ele repete a cada homem e a cada mulher : " Vinde a mim, todos vos que estais aflitos sob o jugo, e eu vos aliviarei" ( Mt 11,28 ).
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