sábado, 7 de janeiro de 2012

" Eucaristia : Presença Amiga."




 " A fé e antes de tudo o encontro pessoal intimo com Jesus, a experiência de Sua proximidade, de sua amizade e de seu amor : só assim se aprende a ama-Lo e conhece-Lo cada vez mais.
                 
                                       Papa Bento XVI


  Quando vamos ao encontro do Senhor Eucarístico, exposto para adoração, devemos estabelecer com Ele um relacionamento pessoal, pois estamos diante de um amigo, o nosso melhor amigo. Por isso aproxime-se do Tabernáculo para procurar um amigo e, na intimidade com Ele, exponha toda sua vida, as suas alegrias e tristezas, vitorias e derrotas. Faça de Jesus o amigo mais querido, a pessoa de sua maior confiança, a pessoa mais desejada e mais amada. Diga a Jesus que O ama, repita-o freqüentemente, porque isto O faz imensamente feliz, consolando-O, assim, de todas as ingratidões.
    Durante a adoração, no silencio dos nossos corações, devemos dizer : " Jesus, tu és meu amor; Jesus, tu és meu único amigo; Jesus, eu te amo, Jesus, eu estou apaixonado por ti."
    Ser amigo de Jesus e ser intimo dEle. Como o discípulo amado, somos chamados a ter uma profunda intimidade de vida com o Senhor. Durante a adoração, reclinemos nossa cabeça sobre seu peito, como o fez o discípulo amado ; assim, ouviremos o pulsar do seu Coração Santo, e ali Ele nos confiara os Seus segredos mais íntimos. Quanto mais integralmente vivermos essa intimidade com o Senhor eucarístico, mais cresceremos em santidade.
    São Josemaria Escriva dizia : " Cristo e o amigo que nunca atraiçoa." Sim Jesus e o amigo fiel que sempre permanece ao nosso lado, mesmo quando somos infiéis ou nos afastamos do seu amor ( cf. 1Tm 2,13 ). Ele sempre esta disposto a nos perdoar e a nos dar uma nova chance, pelo sacramento da reconciliação
     No discurso da ultima ceia, Jesus diz aos apóstolos : " Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. [ ... ] Chamei-vos amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do meu Pai" ( Jo 15,9.15 ). O Senhor quis ser exemplo de amizade verdadeira e esteve aberto a todos que os que se aproximavam dEle, independentemente de classe social, profissão, idade ou ate mesmo religião.
     Quando vamos visitar Jesus no Véu Eucarístico, podemos manter com Ele a intimidade própria dos amigos. Ele ali esta presente, noite e dia, esperando a nossa visita para termos a doce experiência do seu amor e da sua amizade. Não há melhor momento para aprofundarmos a amizade com Jesus - alem do encontro na comunhão - do que na adoração eucarística.
     Que te pode dar o mundo sem Jesus?
 " Estar sem Jesus e terrível inferno ; estar com Jesus e suave paraíso.
    Se Jesus estiver contigo, nenhum inimigo te poderá ofender.
    Quem acha a Jesus encontra um tesouro inestimável, ou antes, um bem cima de todos bens.
    Quem perde Jesus perde mais que se perdesse o mundo inteiro.
     Paupérrimo e quem vive sem Jesus ; riquíssimo quem esta bem com Jesus.
     Grande arte e saber conversar com Jesus ; com muita prudencia conserva-Lo consigo.
     Se humilde e pacifico, e Jesus estará consigo.
     Se te voltas para as coisas exteriores, depressa afastas a  Jesus e perdes a sua graça.
     Se afastares Jesus de ti O perdes; aonde iras, a quem buscaras por amigo?
     Nao podes viver sem um amigo; e se Jesus não for teu grande amigo estarás muito triste e desconsolado.
     Antes ter todo o mundo por inimigo que ofender a Jesus.
     Acima de todos os teu amigos, Jesus te seja particularmente caro.
     Só Jesus deve ser singularmente amado, porque só Ele e bom e fiel, acima de todos os amigos"           
         "Imitação de Cristo, Tomas de Kempis."
           Da familiar amizade com Jesus, livro II cap.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário